1 Introdução

Foram constadas 2.647 tentativas de resposta ao levantamento, sendo 2.583 consideradas válidas.

2 Vínculo com a UFJF

Do total de respostas válidas, temos os seguintes resultados:

2.1 Total de respostas, por vínculo com a UFJF.

2.2 Taxa de participação, por vínculo com a UFJF.

2.3 Distribuição das respostas dos discentes de pós-graduação, por modalidade.

2.4 Taxa de participação dos discentes de graduação, por curso.

Curso Total Respondentes Proporção em %
ODONTOLOGIA 359 282 78.6
FARMÁCIA 274 214 78.1
FISIOTERAPIA 267 197 73.8
DIREITO 480 351 73.1
MEDICINA 516 377 73.1
CIÊNCIAS CONTÁBEIS 172 123 71.5
NUTRIÇÃO 269 187 69.5
CIÊNCIAS ECONÔMICAS 254 163 64.2
EDUCAÇÃO FÍSICA 216 136 63.0
ADMINISTRAÇÃO 306 167 54.6

2.5 Taxa de participação dos discentes de pós-graduação, por curso.

Curso Proporção (em %)
MESTRADO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 75.0
DOUTORADO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 50.0
MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL(PROFBIO) 37.5
MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS APLICADAS À SAÚDE 33.3
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL - POLO BICAS 11.4
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL - POLO CATAGUASES 3.0
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL - POLO GOVERNADOR VALADARES 3.0
ESPECIALIZAÇÃO EM ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 2.4
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL - POLO SÃO JOÃO DA PONTE 0.0
ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO 0.0

3 Identificação

3.1 Distribuição das idades dos respondentes, por vínculo.

3.2 Identidade de Gênero

Genero Graduação Pós-graduação Docente TAE
Bissexual 2 0 0 0
Cis Feminino 4 0 0 0
Cis Masculino 7 0 0 0
Cisgênero 7 0 0 0
Feminino 1293 13 114 77
Hétero 7 0 0 1
Masculino 620 15 99 49
NA 244 4 11 15

3.3 Distribuição da identidade étnico-racial, por vínculo.

4 Elementos referentes à Saúde

4.1 Você tem alguma condição de saúde que o coloca em grupo de risco, considerando o contexto da pandemia COVID-19, que a/o impeça de participar de atividades presenciais?

4.2 Apresenta alguma(s) comorbidade(s) diagnosticadas? Por vínculo.

4.3 Distribuição das comorbidades entre os que afirmaram ter algum diagnóstico.

4.4 Distribuição das comorbidades entre os que afirmaram ter algum diagnóstico. Por vínculo.

4.5 Possui algum tipo de deficiência?

4.6 Indicação de qual deficiência, para os que afirmaram ter deficiência. Por vínculo.

5 Elementos referentes ao acesso à internet

Nesta seção, a partir do Gráfico 5.2, são avaliadas as repostas somente de quem afirmou ter acesso à Internet neste momento de isolamento social.

5.1 Tem acesso à Internet neste momento de isolamento social?

5.2 Que tipo de acesso à internet você tem em casa?

Em “Outro tipo” de acesso à internet foram citadas, de formas diferentes, as seguintes modalidades: rádio, no trabalho, compartilhada via wifi, comunitária, discada, HughesNet (via satélite para zonas rurais), além de banda larga e pacote de dados.

5.3 Caso tenha acesso à internet por banda larga fixa ou outra, qual é a velocidade da internet contratada? Por vínculo.

5.4 Caso tenha acesso à internet por rede móvel, qual é o pacote contratado? Por vínculo.

5.5 Caso tenha algum tipo de acesso à internet em casa, você acredita que poderá manter pelo menos o mesmo acesso ao longo dos próximos meses? Por vínculo.

6 Elementos referentes ao acesso a equipamentos

6.1 Marque os tipos de equipamentos a que você tem acesso, em sua residência, para suas atividades relacionadas à UFJF durante o contexto de isolamento social provocado pela pandemia COVID-19:

6.2 Tem acesso algum equipmento?

6.3 Distribuição do acesso somente via celular?

6.4 Caso tenha acesso à internet por rede móvel, qual é o pacote contratado? Por vínculo.

Somente para os que afirmaram ter acesso apenas via Smartphone.

7 Questões socioeconômicas

Este bloco que questões foi apresentado somente aos discentes.

7.1 Em sua família, qual a faixa de renda per capita, incluindo seus rendimentos? Por vínculo.

7.2 Consideradno a posssibilidade de acesso à internet neste momento de isolamento social, em sua família, qual a faixa de renda per capita, incluindo seus rendimentos?

Por nível e possibilidade de acesso à Internet neste momento de isolamento social.

7.3 Quantos cômodos (quarto(s), sala(s), cozinha) possui sua atual residência?

7.4 Quantas pessoas vivem em em sua residência?

7.5 Você recebe alguma bolsa da universidade?

Questão apresentada somente aos discentes de graduação.

7.6 Você recebe apoio estudantil?

Questão apresentada somente aos discentes de graduação.

7.7 Você recebe alguma bolsa da universidade? Por modalidade.

Questão apresentada somente aos discentes de pós-graduação.

7.8 Com que frequência você acessa as redes sociais?

7.9 Com que frequência você assiste vídeos por streaming em diferentes plataformas?

8 Elementos relativos a tecnologias de acesso remoto

Este não bloco não foi respondido por discentes

8.1 Em relação ao uso de Tecnologias da Informação e Conhecimento (TIC), tais como vídeo aulas, vídeo conferências, uso de ambiente virtual de aprendizagem, dentre outras (Marque apenas uma alternativa).

Pergunta apresentada somente a docentes e TAEs.

8.2 Indique quais apoios institucionais adicionais seriam necessários para garantir o suporte às atividades administrativas remotas:

Questão apresentada somente aos TAEs.

8.3 Dentre as tecnologias para realização de trabalho remoto listadas abaixo, em quais você demandaria capacitação?

Questão apresentada somente aos TAEs.

8.4 Dentre as disciplinas que você ministra neste semestre, assinale aquelas que podem ser adaptadas para atividades remotas:

Questão apresentada somente aos docentes.

8.5 Pensando em atividades que poderiam ser oferecidas de forma remota, acessadas por algum equipamento a que você tenha acesso (computador, tablet, celular, por exemplo), gostaríamos que você desse uma nota de 0 a 10 para seu interesse em utilizá-la.

Questão apresentada somente aos discentes e docentes.

Respostas dos docentes.

Respostas dos discentes de graduação.

Respostas dos discentes de pós-graduação.

8.6 Caso você tenha interesse em formação continuada por meio de tecnologias, marque as áreas de interesse para atuação docente

Questão apresentada somente aos docentes.

9 Opinião

9.1 Nas condições de pandemia do coronavírus, qual a sua opinião sobre a adoção das atividades remotas como possibilidade de substituição momentânea às suas atividades presenciais?

Questão apresentada somente aos discentes e docentes.

9.2 Nas condições de pandemia do coronavírus, qual a sua opinião sobre a adoção das atividades remotas como possibilidade de substituição momentânea às suas atividades presenciais como técnico-administrativo?

Questão apresentada somente aos TAEs.

9.3 Em relação à frase: “Nas minhas atuais condições familiares e sociais, as atividades remotas constituem em alternativa adequada para o processo de ensino aprendizagem”. Manifeste-se em relação à sua discordância ou concordância.

Questão apresentada somente aos discentes e docentes.